domingo, 25 de agosto de 2019

Montevidéu, impressões apressadas.

Capital do país, Montevidéu surpreende pelo silêncio de suas ruas e avenidas, fator inesperado em uma grande cidade!
Este parece ser o melhor de seu urbanismo: trânsito bem resolvido e vias super agradáveis para se percorrer que tem arborização abundante e acolhedora.
Rambla de Montevidéu
Para uma visitante apressada é arriscado dizer, mas a impressão que fica é de bastante diversidade social na ocupação dos prédios o que refletiria esta leveza no trânsito, pelo menos no centro e nos bairros ao longo da margem do rio da Prata.
Ruas de Montevidéu


Mercado Ferrando
Também chama atenção a revitalização de prédios antigos ocupados agora por atividades dirigidas ao turismo e ao lazer da população local.
Amei o mercado Ferrando, ambiente aconchegante que oferece comidas e bebidas de qualidade a preços justos!











E as criativas pracinhas criadas em lotes urbanos, simplesmente delimitadas pela fachada remanescentes de uma casa antiga já demolida? Geniais, vi mais de uma!


Fachada original preservada delimita a praça


Praça no interior de lote urbano

Convetillo Medio Mundo
No centro histórico temos o registro negativo do Convetillo Medio Mundo, habitação multifamiliar muito interessante que tem na fachada interna um painel de Paz Vilaro. 
Porém, quando pesquiso sobre o lugar fico sabendo que foi ponto de encontro da cultura popular de descendência africana, com destaque para música candombe e, que o atual edifício foi erguido após a demolição indevida daquele prédio histórico tombado. 

Triste realidade de muitas cidades, que se percebe também acontecendo junto ao Mercado del Puerto, neste caso com ameaça iminente de gentrificação.

Por outro lado, na Rambla, um edifício em risco de desabamento foi demolido, seus moradores realocados após negociação que envolveu a garantia que o terreno não seria mais usado para investimentos imobiliários! 



Nenhum comentário: